Arquitetura: Casa se move para aproveitar o sol


Uma casa que se desloca conforme os movimentos do sol. Essa é a ideia central do projeto Helioptrope House, desenvolvido na Alemanha pelo arquiteto Rolf Dischs. A proposta é aproveitar, ao máximo, a energia fornecida pelo sol.

O arquiteto se inspirou no heliotropismo, fenômeno natural comum às plantas do Ártico, local em que a estação ensolarada é mais curta. Durante um dia de verão, as papoulas seguem o sol e usam o calor para atrair suas pétalas e atrair insetos.

Girando em seu eixo, a casa pode direcionar seus painéis solares em direção ao sol para conseguir produzir energia em sua potência máxima. O sistema de rotação é automático e controlado por computador. O painel também é à prova de vento. A casa foi considerada a primeira construção a ter superávit energético – ou seja, armazena mais energia do que consome.


Em dias quentes de verão, o sistema gira de modo que não fique diretamente exposta ao sol, para manter o ambiente interno fresco. Além de aproveitar a energia solar, a casa coleta água da chuva, e automaticamente a filtra e reutiliza.

Fonte: Galileu

InvestImob Brasil

Plataforma Digital especializada em imóveis, negócios, tecnologia, urbanidades. Informação de qualidade para fazer a diferença no mundo dos negócios.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato