A compra do imóvel pelo sistema de obra por administração, a preço de custo ou grupo fechado, como o modelo é conhecido, está em ritmo acelerado no Rio e já beneficia a nova classe média. O sistema não tem juros, apenas correção. Quando o imóvel é entregue não há mais dívida. Também não é necessário o interessado comprovar renda.
A Concal, por exemplo, foi uma das construtoras pioneiras que passa atrair não só investidores mas quem busca comprar o primeiro imóvel. Segundo o diretor da Calper, Ricardo Ranauro, no sistema as pessoas se autofinanciam.
“No modelo é possível adequar a prestação ao bolso do cliente. Também não existem as figuras do agente financeiro e do incorporador, por isso o imóvel tem o custo final mais baixo. Mas a prestação fica mais elevada porque a unidade será quitada até a entrega das chaves.
Vale ressaltar que não há juros e nem saldo devedor”, explica Ranauro, com mais de 80 empreendimentos construídos pelo sistema no Rio.
Em Belém, paraenses como a Quadra Engenharia e a alagoana Marroquim já aproveitam o crescimento da onda da obra a preço de custo
Leia mais