Monopoly
é o nome mundial. Banco Imobiliário , vendido por aqui desde 1944, era a versão
brasileira, fabricada pela estrela. Desde
2010, é possível encontrar os dois nas prateleiras de jogos.
Mas o
novo Monolopy Millenial, promete uma revolução nas gerações. A ideia é a
seguinte. Já que sabes que não vais mesmo poder comprar uma casa, compre
experiências. O objetivo do mítico e popular jogo do Monopólio, inventado
por 'baby boomers', mudou nesta versão hipster, acompanhando
os movimentos ditados pela chamada geração 'millennial'.
Agora já não se trata de comprar propriedades, mas antes
sim acumular o máximo de experiências, como comer um
“brunch vegan”, fazer um “passeio de bicicleta” ou uma “aula de
ioga”, ou adquirir um bilhete de avião numa companhia low cost.
E quem for o primeiro a identificar uma tendência ganha,numa
lógica de 'coolhunter'.
"Se está te divertindo, já és um vencedor", é a
máxima desta nova edição temática do jogo de tabuleiro. Dinheiro é pra ser gasto por ai.
“Esquece as casas. Já sabes que não as vais
conseguir pagar”, lê-se na frente da caixa, onde o senhor do Monopólio (o
honroso Rich Uncle Pennybags) surge
O objetivo é assim “viver um pouco mais” e
colecionar “pontos de experiência ao visitar os destinos mais desejados” — “do
sofá do teu amigo a um retiro de meditação que dure a semana inteira”. Cada um
dos quatro jogadores é um “influenciador digital” e tem de criar uma tendência.
Os adversários que depois calhem nas casas que “já foram descobertas” têm de
pagar. “O jogador que colecionou o maior número de experiências — não de
dinheiro — ganha!”
O primeiro a atirar os dados deverá ser o
jogador com “o maior empréstimo estudantil”. “Ser adulto é difícil. Tu
mereces uma pausa da correria quotidiana”, convidam, antes do início
do jogo.
Como peças há uma bicicleta, um emoji, uma hashtag, uns
óculos de sol e uma câmara fotográfica. O melhor sítio para jogar? “A cave dos
pais.”
Fontes: idealista.pt e Publico.pt
Facebook – facebook.com/salomaomendez
Instagram- @salomaomendes
Linkedim- linkedim.com/salomaomendes
twitter - @salomao_mendes