Tendências. Apartamento pequeno com coworking no edifício é tendência em grandes cidades



Alguém disse um dia que não há nada mais permanente que a mudança. No mercado e no consumo, isto anda cada vez mais rápido. O que eram grandes espaços , viraram pequenos, com grandes áreas de lazer. Agora, uma nova revolução está em curso. Para superar engarrafamentos e mesmo os rsicos das grande metropoles, trabalhar ao lado de casa para ser o apelo ideal no novo momento do mercado imobiliário. 
Isto não é novo. Seus avós, por exemplo, que tinham aquela mercearia, faziam de tudo para deixar o negócio colado a casa. Permitia uma proximidade com a família, o almoço na cozinha e a 'siesta' de início da tarde. 
O que se vê, neste momento em que o mercado percebe esta transformação no comportamento é que a próxima onda é trabalharem casa. Mas esqueça o conceito de home office, que exige muito comprometimento para não fugir das responsabilidades. 
Agora, mas que o lazer ( cada vez mais feito em clubes e academias) o espaço de trabalho é um apelo irresistível.É o chamado co-working de condomínio. Um espaço dentro do edifício, compartilhado por profissionais. Mesmo que nestes casos, o imóvel seja menor. vale a pena e pelo ganho de tempo durante o dia, sem falar na economia de combustível e na melhoria daqualidade de vida. 
De acordo com o estudo Millennials Future Home 2020, feito pela consultoria internacional WGSN, a geração – que envolve pessoas nascidas entre 1979 e 1993 – está abraçando um novo modelo de morar. “Os millennials têm um estilo de vida profissional mais ativo, porém vivem em espaços menores e por isso precisam de locais adaptáveis”, conta Maria Kowalski, expert da empresa.
O padrão é de apartamentos com metragens que vão de 10 m² a 90 m², localizados em bairros onde a mobilidade é um fator prioritário – de fácil acesso onde o m2 pode custar bem mais que a média. 

São profissionais liberais, microempreendedores, solteiros ou com pequenas famílias. “São pessoas que prezam por sua autonomia profissional e pela economia de tempo na locomoção do dia a dia, conta um especialista da área. A ideia é que espaços como o coworking sejam a extensão do apartamento. Ele vai de casa para o trabalho e do trabalho para casa em questão de minutos, de segundos. 

Hoje, o coworking residencial é semelhante ao modelo de trabalho que funciona em prédios comerciais. Conta com um ambiente arquitetônico bem resolvido, em geral com mesas, bancadas, poltronas, cadeiras, wi-fi, ar-condicionado, sala de reunião, equipamentos de uso comunitário como impressoras, máquinas de xerox, cafeteiras, entre outros.  O uso – restrito aos condôminos e eventuais convidados – normalmente não é cobrado à parte, estando incluso na taxa do condomínio. porém, o condomínio pode definir suas regras de utilização e cobrança, dependendo do caso. 

Fonte: Estadão
Conheça mais sobre este tipo de tendência em


InvestImob Brasil

Plataforma Digital especializada em imóveis, negócios, tecnologia, urbanidades. Informação de qualidade para fazer a diferença no mundo dos negócios.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato