Você Sabia? Alugar sem garantia também tem vantagens.


Um dos maiores problemas para o Locador é conseguir quem garanta a dívida do inquilino, se este falhar. A garantia que vai do fiador, passa por caução ou mesmo por produtos bancários com o mesmo fim, acaba atrasando o negócio, porque acreditamos que ela é fundamental para a segurança da locação.

Esta não é, entretanto, uma verdade absoluta. É claro que o fiador acaba como co-responsável por tudo que acontece na locação, mas chegar até ele não é tarefa fácil, diante de um judiciário lento e burocrático.

Pra que aceita o risco de analisar bem o locatário, e dispensar a garantia, algumas vantagens precisam ser consideradas.

Primeiro, o aluguel acontece mais rápido. Isto significa que você deixa de de ter despesas e começa a ter lucro. Depois, a própria ação na justiça é mais rápida . Segundo a Lei 8.245/91 – Art. 59 – IX ( lei do inquilinato) o despejo pode acontecer em 15 dias. É claro que isto é apenas uma fantasia tropical. Mas sem a garantia, a liminar de despejo é mais rápida. Com garantia, o juiz evitar em antecipar decisão e diz que só resolve no final de tudo, uma vez que existiria uma garantia, caso o inquilino seja condenado.


Isto não garante o pagamento dos seus atrasados, nem cobrir os eventuais prejuízos deixados pelo inquilino inadimplente. Mas pelo menos você consegue retomar seu imóvel, para devolve-lo ao mercado, no lugar de te-lo parado e com a dívida aumentando, sem a razoável duração do processo, para nortear seus planos. 

InvestImob Brasil

Plataforma Digital especializada em imóveis, negócios, tecnologia, urbanidades. Informação de qualidade para fazer a diferença no mundo dos negócios.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato