Tendências: Le Monde destaca explosão de preços em comunidades pacificadas.

Uma loja nova das Casas Bahia e vários caixas automáticos para retirada de dinheiro aos pés da favela Santa Marta. Este cenário seria impensável há alguns anos, diz o artigo do jornal francês, lembrando que os traficantes de drogas ainda rodam na área, mas as armas praticamente desapareceram.

Hoje as UPPs se instalaram em trinta comunidades cariocas, perto de áreas turísticas do centro e do sul da cidade, e também dos complexos esportivos que serão utilizados na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016. “Mas são apenas trinta sobre as quase 1.020 comunidades do Rio…” , escreve o correspondente.
 
Lembrando que o índice de mortes violentas caiu 75% e os roubos foram diminuídos pela metade na Favela Santa Marta, o jornalista aponta a consequência da pacificação: a explosão dos preços dos imóveis. O exemplo citado indica que 72 horas depois da chegada das UPPs, a alta chega a 50%. Na comunidade de Parque União, centenas de famílias foram afetadas e estão ameaçadas de expulsão depois do aumento de 100% de seus aluguéis.

Mais
 

Comentários