Mercado: Manaus já é o 5o PIB do Brasil entre capitais

O Brasil é um país cada vez mais urbano o que serve para alguns alertas. Primeiro é preciso repensar as metropoles porque os problemas se multiplicam em proporção geométrica a essa riquesa. segundo porque é preciso repensar o interior com planejamento urbano e divisão da riquesa, para não inchar os grandes centros esvaziando toda uma infra-estrutura já existente nas cidades menores,
Belém que já foi a capital da Amazônia, hoje perde feio para a vizinha Manaus. É claro  que essa riquesa do Amazonas está na concentração econômica apenas na capital, enquanto no Pará, existem outros polos importantes e tem uma atrelamento umbilical com o distrito industrial da Zona Franca que alimenta boa parte dos eletronicos nacionais.

Belém foi incapaz de recriar sua economia e vem perdendo espaço a cada ano. Ainda sonha com a borracha, perdeu a madeira e vê o minério deixar muito menos do que leva.

Em 2010, a lista era composta por São Paulo (participação de 11,8% no PIB), Rio de Janeiro (5%), Brasília (4%), Curitiba (1,4%), Belo Horizonte (1,4%) e Manaus (1,3%) --esta última estava ausente no ranking de 2009. Juntas somam 25% de toda a rqieusa do Brasil.

Os dados são do Produto Interno Bruto dos Municípios e foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira. Desde 2006, não há alternação nas primeiras posições. Juntas, essas cinco capitais possuíam um peso menor na população (13,7%) do que na economia.

A pesquisa do IBGE mostra ainda que metade da economia brasileira se concentra em um grupo de 54 municípios. Na outra extremidade, 1.325 cidades representavam apenas 1% do PIB do país. Nesta faixa, estavam 75% das cidades do Piauí, 61,4% das da Paraíba e 50,9% das do Rio Grande do Norte, segundo o IBGE.
Saiba mais

Comentários