O Shopping Patio Belém, o aumento do gabarito da Cidade Velha e a Polêmica

Elevar o gabarito na Cidade Velha em Belém, alterando o plano diretor colocou em debate novamente, o gravíssimo problema urbano de Belém, que programa suas demandas depois de instaladas as necessidades. Nesse cenário, é imperativo criticar a mudança.

Cidades como São Luís e até a Vizinha Macapá tem esse critério com tamanha rigidez que assusta quem vê o Código de Belém ser alterado.
O que está em jogo é o direito coletivo, em detrimento de direitos particulares ( sim porque não envolve apenas a ampliação de um shopping como o surgimento de outros, como o da gigantesca área da CATA e sua privilegiadissima vista de frente para o novíssimo Portal da Amazônia que vai e vem tem-se notícias de estudo de um shopping)
Em cidades onde são dadas concessões pontuais e esse até poderia ser o critério da mudança. Não generalizar e abrir, e sim seguimentar; isto deve vir em contra partidas importantes para os munícipes e para a cidade.
Nada de prêmio consolo, mas infra-estrutura capaz de amenizar os impactos resultantes da inércia e inoperância dos vários governos - até porque é uma sucessão de erros; em não partir efetivamente para a ampliação do espaço urbano, que no caso de Belém tem de visar, obrigatoriamente, a direção da ilhas.
Não apenas sonhar com a ponte Outeiro Mosqueiro, uma vez que sem planejamento, o risco de Mosqueiro virar Outeiro e muito maior que o inverso. Ilhas como fazem os americanos dos grande lagos, onde zonas residenciais são ligadas por ferry boats as metrópoles (o que reduziria o caos no trânsito ao apostar no transporte fluvial. O sujeito mora na ilha com boa qualidade de vida e chega no trabalho em uma hora sem stress e aproveitando o passeio de barco.
Para isso, a ilha precisa ter água, energia, escola, saúde , planejamento urbano para dar a cara de bairros e uma política de atração a novos moradores. O argumento é que isso custa muito. Mais caro é o preço que pagamos por uma cidade cada vez mais difícil de sobreviver.
Enquanto não se define a proposta acima, a nova polêmica envolve o Pátio Belém, com cartas e respostas como a que pode ser acompanhada aqui

InvestImob Brasil

Plataforma Digital especializada em imóveis, negócios, tecnologia, urbanidades. Informação de qualidade para fazer a diferença no mundo dos negócios.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato