Arquitetura: Exposição discute influência dos imigrantes no Brasil

A arquitetura de São Paulo já foi assunto de várias exposições. Aberta até o dia 12 de fevereiro, a mostra "O Espaço e o Estrangeiro na Cidade de São Paulo - Exílio e Modernidade" revê o tema sob uma nova ótica. Ela discute o legado deixado por imigrantes europeus na capital paulista, sobretudo a partir dos anos 1930.
Por meio de documentos, livros, revistas, móveis e fotografias, histórias de arquitetos como Lina Bo Bardi, Jaques Pilon e Adolf Frans Heep expõem a influência desses estrangeiros na cultura modernista que marcou a cidade.

"Mais do que a arquitetura em si, a vinda desses estrangeiros consolidou uma cultura moderna associadas à fotografia, ao design e às artes plásticas", afirma Anat Falbel, curadora da exposição e professora da Universidade de Campinas.

A maioria veio da Itália, Polônia e Alemanha, países em turbulência devido ao nazi-fascismo. "Usamos o navio como símbolo da exposição; além de ser uma máquina, tema do modernismo, ele serviu como travessia para esses imigrantes", explica Falbel.

Leia mais

InvestImob Brasil

Plataforma Digital especializada em imóveis, negócios, tecnologia, urbanidades. Informação de qualidade para fazer a diferença no mundo dos negócios.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato