Açúcar refinado usado para "temperar" parede de concreto

Segundo os princípios da engenharia civil, o concreto passa a apresentar as rachaduras e fissuras devido ao processo de perda de água - por hidratação e evapotranspiração - que sofre durante a secagem, em sua aplicação inicial.

Em um prazo de tempo muito curto, a perda de água aumenta com a elevação das temperaturas, por isso, no processo de concretagem de obras, é preciso molhar o concreto várias vezes ao dia (procedimento chamado cura) e retardar ao máximo a secagem. 

O uso do açúcar refinado misturado ao cimento retarda as reação de hidratação do produto e, em teores elevados, podem até inibi-la totalmente. "A adição de uma pequena quantidade de açúcar à massa impedirá a total hidratação ou formação de cristais de cimento. A argamassa resultante terá melhor módulo de deformação e maior capacidade de absorver deformações de origens térmicas, como no caso das churrasqueiras, lareiras e fornos", 

Saiba mais

InvestImob Brasil

Plataforma Digital especializada em imóveis, negócios, tecnologia, urbanidades. Informação de qualidade para fazer a diferença no mundo dos negócios.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato