Sonho do Petróleo pode virar pesadelo das cidades do litoral paraense

Na audiência pública realizada em Bragança na zona do Salgado, ontem, uma ducha de água fria para quem esperava um boom imobiliário na esteira do anuncio.

Tudo porque a exploração ocorrerá na costa paraense, mas toda infra-estrutura deve ser levada para o estado vizinho do Maranhão, que já levou a estrutura do gás descoberto no Piauí

A companhia OGX Petróleo e Gás, que pretende explorar parte da Bacia Pará-Maranhão, alega distância. Os poços de prospecção ficam distantes cerca de 220 quilômetros da orla de Bragança, e a 120 quilômetros de Apicum (MA).

Sobrou para a Zona Bragantina, os riscos. Em caso de derramamento de óleo, as correntes vão atrapahar a vida dos pescadores paraenses.
Relembrando a notícia de 25 anos atrás. O então presidente José Sarney anunciou e desanunciou a descoberta em menos de uma semana. Um dos artífices desse mapa do Petróleo na costa era Eliezer Batista, ex-homem forte da Vale e pai de Eike, principal acionista da empresa que hoje perfura aqui, mas gera riqueza no Maranhão, estado onde Roseana Sarney é governadora em um país onde o pai segue presidente do Senado e um dos principais sustentáculos do acordo PMDB/PT na gestão Dilma.

Pecamos pelos pecados da perda do poder político dos últimos 40 anos. será que ainda dá pra reverter? 

Comentários

Anônimo disse…
Caro Salomão. Para que detém força política. Um diferença 100 ou 200 km é um detalhe. O problema que o Pará historicamente não tem uma bancada forte, coesa e consequentemente respeitada. ë possível que o Tiririca sozinho consiga obtenha mais resultados que toda a a bancada Paraense. Um bom dia.
Anônimo disse…
certíssimo o anônimo anterior. O pará perde vale do rio doce e base da marinha pro maranhao, sede de tribunal e copa do mundo para o amazonas. Já está perdendo até pro amapá. Por que? porque aqui o que temos é um bando de politicos descaradamente egoístas e inconsequentes. Querem os "frutos" do seu "trabalho" apenas para si. Afinal, realmente, o que sao 100 km para uma empresa? Por que o Pará nao impoe que só libera investimentos se houver investimento aqui? os paraenses simplesmente nao têm opção: é um politico mais incompetente que o outro! enquanto isso, os nossos estados vizinhos comemoram...