As armadilhas das dívidas do condomínio

Não hora de comprar um apartamento , um lote ou uma casa que faça parte de um todo maior, não esqueça que ela é parte de um condomínio que tem vida própria, receita própria e por isso, conta próprias. Tudo porque depois de passar o bem, o antigo não responde mais pela conta que acompanha o imóvel. Se não checar agora vai pagar depois.

- Um exemplo dessas dívidas são as trabalhistas. Principalmente em condomínios mais antigos que tem um histórico de entrada e saída de funcionários, isso é mais comum. Aquela hora extra não paga, a folga não compensada, adicional noturno que não foram reconhecidos na hora da demissão acabam na justiça do trabalho e dependendo do andamento do processo pode representar uma conta alta que deve ser rateada entre todos do condomínio. E isso vale mesmo em questões sem sentença. Por exemplo. O sujeito entrou ontem na justiça, você comprou hoje, e o resultado só sai em um ano, você aceita este prejuízo.


- Outra situação comum, ainda relacionado ao pessoal do condomínio é o recolhimento do INSS. Um sindico antigo andou administrando mal o caixa e deixou de recolher o imposto. É uma bola de neve que também pode parecer um monstro lá na frente.


- Em casos de condomínios fechados, onde todos os cotistas são donos do empreendimento, cuidado com valores de legalização, de impostos e cartórios, que nem sempre estão quitados e são parcelados. Essa é uma conta que também vai ser sua.


- Na justiça estadual, as dívidas podem incluir um morador ou um vizinho, que se sentiu prejudicado por uma obra, uma cobrança indevida ou um atrito por causa do uso do elevador. Isso pode gerar pedido de indenização por dano real e até pode dano moral, que ai fica até difícil de calcular


- Mas Salomão como me prevenir desses problemas. Minha resposta. Peça para verificar as contas do condomínio, a existência de taxas extras, e mesmo uma conversa com moradores e com funcionários, porteiros e faxineiros ajudam nessa identificação.


- Outro caminho é pesquisar a existência da dívida na internet. Para isso tenha em mãos o cnpj e o nome da razão social do condomínio. Nesse caso vale checar o site da Receita Federal, do tribunal do trabalho, tribunal de justiça do estado. Mas é importante também é ter ao seu lado uma impobiliária de confiança que dê segurança, porque deve conhecer as armadilhas melhor que você.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato