
Primeiro pesquise. Busque informações sobre a construtora ou a incorporadora que está lhe vendendo a casa ou o apartamento. Isso pode ser feito de duas maneiras. Na primeira delas, cheque no Procon ou na justiça estadual se existem reclamações ou ações contra a empresa investigada e as razões desse descontentamento do consumidor. Depois, procure obras já entregues pela empresa e faça uma visita, converse com os moradores e os síndicos. Eles certamente sabem se a vendedora cumpre o que promete.
Segundo, olhe o contrato e cobre da empresa a incoporação e as autorizações para a construção. Isso é importante porque sem esses documentos, a obra vai demorar pra começar e certamente vai ser entregue com atraso. Ainda sobre o contrato, fique atento com o prazo previsto para a entrega incluindo ai , a carência, aquele tempo extra que a construtora tem se houver algum imprevisto. Por exemplo, prometeu construir em 3 anos, mas tem mais 6 meses, para entregar o imóvel sem penalidades.
É no contrato que deve estar também a previsão de multa em caso de não cumprimento de datas. Esse detalhe é importante porque garante pelo menos a ajuda no seu aluguel, enquanto sua casa própria não for entregue. Nesses casos são comuns, multas mensais que variam de meio a um por cento sobre o valor pago, por mês, enquanto durar a pendência.
É bom também estar de olho no memorial descritivo. Aquele documento que diz exatamente como será seu imóvel, incluindo acabamentos, revestimentos, etc. Isso é importante porque se lhe prometeram algo e lhe entregaram outro, você pode se recusar a receber até que o problema seja sanado e esse tempo prá refazer o que foi mal feito, também pode ser considerado atraso.
Sempre que possível seja assessorado pelo seu advogado ou seu corretor de confiança. Na dúvida peça alguns dias para entender o contrato antes de assinar. Agora não esqueça que em caso de problemas, a negociação direta é sempre a melhor saída, desde que você não saia perdendo por causa de um problema que você não causou. Eu digo isso porque se o caso for para a justiça vai demorar pelo menos 5 anos, isso sem contar com as custas processuais, e certamente será você o mais prejudicado por essa demora.