Mercado se recupera com vendas populares...

Eu ouvi uma definição muito clara do que tem provocado este otimismo no mercado, e o tem estreita relação com a baixa renda e o programa Minha Casa , Minha Vida, do governo Federal."O que se oferece não é preço, é valor da prestação, e prestação que cabe no bolso é um caminho mais fácil para a casa própria."


Traduzindo primeiro, claro, o papel do governo de reação a crise, de estimulo ao emprego, mesmo que não qualificado, e de preparação para o ano eleitoral de 2010. Segundo, que os preços, ao contrário do que se gostaria, não caíram. Ao contrário, em alguns casos seguem subindo, mesmo porque os lançamentos diminuíram e oferta menor que a demanda, provocam preços mais altos. O que apareceu, foi o crédito imobiliário e sua prestações mínimas, que num primeiro momento podem até caber no bolso, mas que no médio e longo prazo podem ser um risco.


O problema é que ao olhar a prestação, sem somar preço final, muitos revelam que tem dificuldade com a matemática. Não sei fazer conta e tenho vergonha de perguntar pra quem sabe fazer, revelando assim essa falha. É importante que você saiba que nada é de graça, e que toda facilidade deve ser medida parta evitar surpresas.


Exemplo. Se a casa não é de graça, fique de olho na variação da prestação que ao contrário do que pode ser sugerido, é sim corrigível pelos índices oficiais. Segundo porque a prestação que cabe no seu bolso hoje, pode não caber daqui a alguns anos quando suas necessidades serão diferentes, seus filhos terão suas prioridades e assim por diante.


Lembre-se que o financiamento imobiliário do jeito proposto é um fenômeno é similar ao que ocorreu nos eletrodomésticos e carros, com a diferença é que o prazo é mais longo. Se hoje, muita gente já sofre e as vezes devolve bens como o carro por incapacidade de seguir pagando, imagine esse exercício pensado para 20, 30 anos como é o caso do imóvel.


Mas não se desespere, eu ainda acredito que esse é um bom momento para fechar sua compra, desde que tome cuidados com detalhes que costumam passar despercebidos diante da empolgação do consumo por impulso. Pergunte, faça contas, peça ajuda pra quem entende, simule valores dentro do seu orçamento e faça a compra certa.


Leia mais aqui e aqui em matérias do Estadão

InvestImob Brasil

Plataforma Digital especializada em imóveis, negócios, tecnologia, urbanidades. Informação de qualidade para fazer a diferença no mundo dos negócios.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato