Em dias que se fala em planejamento urbano e os cuidados com o trânsito, um resgate importante da cidade que implantou o tranporte coletivo no Brasil.
Corria o ano de 1868, quando a primeira empresa de bondes na capital paraense foi organizada pelo então cônsul dos Estados Unidos em Belém, o industrial James Bond.
Segundo , os historiadores, foi em homenagem a ele a adoção da palavra Bonde, para a referência deste tipo de veículo no país.
Corria o ano de 1868, quando a primeira empresa de bondes na capital paraense foi organizada pelo então cônsul dos Estados Unidos em Belém, o industrial James Bond.
Segundo , os historiadores, foi em homenagem a ele a adoção da palavra Bonde, para a referência deste tipo de veículo no país.
A linha de bondes a vapor de Belém, uma das primeiras no Brasil, ligando o Largo da Sé ao Largo do Nazaré, foi inaugurada em 1/9/1869, usando três locomotivas e dois carros de passageiros, segundo relata o pesquisador norte-americano Allen Morrison.
Bond vendeu seu sistema em 1870 a Manoel Bueno, que formou a Companhia Urbana de Estrada de Ferro Paraense, e no mesmo ano a Companhia de Bonds Paraense inaugurou sua primeira linha de bondes com tração animal.
Em 1883 já existiam 30 km de linhas, entre bondes a vapor ou com tração animal na cidade.