Mudanças na mobilidade, seja com o uso de bicicletas, na eventual ( e rara) melhoria nos sistemas públicos de transportes , e mesmo a invasão dos aplicativos como Uber, etc, estão produzindo mudanças significativas nas autorizações e nos modelos de habitações nas cidades brasileiras.
Um exemplo está na maior das metrópoles. São Paulo, segundo pesquisa do Grupo ZAP, teve o número de empreendimentos sem garagem aumentado em 265%. entre 2014 e 2018. Foram de 23 para 84 lançamentos.
Na avaliação de Sérgio Castelani, economista
do Grupo ZAP, o resultado reflete a mudança do
estilo de vida do paulistano. "A sociedade está menos apegada a questões
materiais e quer aproveitar melhor o tempo.
A tendência é investir em imóveis menores e próximos do trabalho e da escola do que em modelos grandes que exijam uso do carro. Muitos estão até indo trabalhar a pé, e o carro não é mais fundamental.
A tendência é investir em imóveis menores e próximos do trabalho e da escola do que em modelos grandes que exijam uso do carro. Muitos estão até indo trabalhar a pé, e o carro não é mais fundamental.
Outro sinal de que a oda pode ser irreversível é que , com exigências menores, o imóvel é mais barato e custa menos para alugar, o que acabou se tronando um bom investimento para quem vive dos alugueis. Difícil encontrar um vago.
Localização e comodidade parece que sacrificam grandes tamanhos e podem aposentar o carro, como já acontece em muitos países da Europa,por exemplo.
Fontes: Zap/Época Negócios
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