FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO - Ano novo e um mercado imobiliário mais complicado em Belém.

A notícia era esperada, mas as autoridades do governo e alguns construtores teimavam em não alardear a má notícia para não afetar mais um mercado já combalido pelos altos preços e pela mau humor do mercado e a desconfiança dos clientes. 
A partir de segunda feira, quem for assinar contrato com a Caixa Econômica Federal, já vai pagar mais caro pelo dinheiro emprestado.  Segundo a Caixa, o aumento não atingiria o Minha Casa Minha Vida, nem os financiamentos que usam recursos do FGTS ( em Belém, até R$ 650 mil. Mas considerando a tesoura que o governo prepara, nada é definitivo. 


Enquanto no mundo, a taxa de financiamento imobiliário/ano gira em torno de 2,5%, no Brasil é 500 % maior e mais que isso, e como não vem sozinha, ainda vai se somar a inflação, que mesmo sob "a matemática" oficial, deve seguir em alta. A conta ameaça travar um dos setores que mais empregam e mais dão votos. Passada a eleição, é hora de fechar o pacote.

Esse cenário ruim já vinha se desenhando há alguns meses. A própria conta do Minha Casa Minha Vida não bate. O governo insiste em valores mínimos, mas os construtores - isso aqueles que conseguem receber no dia o repasse do dinheiro oficial - avisam que não dá pra viver em um pais de custos subindo muito além dos oficiais, mantendo artificialmente preços. Vão quebrar certamente.

Para o cliente comum que busca o financiamento direto ao banco, o problema também vem aumentando. 


Ao abrir novas agências, a Caixa promove os funcionários mais experientes e coloca no lugar, iniciantes. Com o volume que explodiu nos últimos 6 anos, o financiamento que demorava 20 ou 30 dias para sair, chega a demorar 90. Isso pode levar compradores a penalidades, que em tese, não deram causa. Pagam um sinal, e afirmam em contrato, que pagarão o resto dentro do prazo prometido pelo banco. Se o dinheiro não sai, acabam multados.
No ano novo, a recomendação é redobrar cuidados. É nas crises que se fazem os melhores negócios e se pode ter os melhores descontos. Mas sempre com segurança de profissionais de confiança. O mundo imobiliário está ficando mais complicado em Belém, e mesmo assim, muita gente segue vendendo o imóvel através do porteiro do prédio.     
De concreto o que se sabe é que, algumas taxas, como no Sistema Financeiro da Habitação, a taxa balcão de clientes sem relacionamento com o banco vai  subir de 9,2% para 11%. Quase 2% o que no final das contas, vai representar dezenas de milhares de reais na conta do seu imóvel. 

InvestImob Brasil

Plataforma Digital especializada em imóveis, negócios, tecnologia, urbanidades. Informação de qualidade para fazer a diferença no mundo dos negócios.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato