Arquitetura : Austrália vai construir edifício mais alto do hemisfério Sul

O governo do estado de Victoria, na Austrália, aprovou o projeto para a construção do edifício mais alto do hemisfério Sul na cidade de Melbourne, informou nesta segunda-feira a imprensa local. O arranha-céu, que receberá um hotel de 300 quartos e luxuosos apartamentos residenciais, terá 338 metros de altura e 108 andares, segundo a emissora australiana ABC.

O edifício é chamado de "Australia 108" e foi inspirado na bandeira australiana, explicou seu criador, Nonda Katsalidis, do estúdio Fender Katsalidis Architects. "O hotel, em sua parte mais alta, foi concebido como uma explosão de cores, nos inspiramos nas estrelas (o Cruzeiro do Sul) da bandeira australiana", disse o arquiteto australiano à ABC.

A construção do arranha-céu deve levar quatro anos e meio. A prefeitura da cidade de Melbourne era contra o projeto, pois temia que o edifício projetasse muita sombra sobre o Santuário da Memória, construído em homenagem aos australianos mortos durante a I Guerra Mundial. Mas o ministro do Planejamento de Victoria, Matthew Guy, garantiu que os administradores do monumento apoiam o projeto.

Atualmente, o prédio mais alto do hemisfério Sul também fica na Austrália. O Q1 mede 322,5 metros e tem 78 andares. O edifício mais alto do mundo é o Burj Khalifa, em Dubai, com 828 metros de altura e 160 andares.

Fonte: Veja

Comentários