Arquitetura: Estudantes constroem casa anfíbia para enfrentar chuvas

Três estudantes colombianos de engenharia construíram o protótipo de uma casa anfíbia, que eventualmente poderá ser usada por seus compatriotas para enfrentar as temporadas de chuvas que anualmente deixam dezenas de milhares de desabrigados e dezenas de mortos.

"O projeto surgiu como saída para problemas de moradia que milhares de colombianos enfrentam durante as inundações provocadas pelo inverno (nr: temporada de chuvas) e diante dos efeitos das mudanças climáticas", explicou à AFP Lina Castaño, uma das engenheiras do projeto l927, da universidade particular Eafit de Medellín (noroeste).

Entre abril de 2010 e o mesmo mês de 2011, a Colômbia foi castigada por uma das piores temporadas de chuvas dos últimos anos, que deixou mais de 400 mortos e 3,6 milhões de afetados.

O protótipo da casa anfíbia tem 64 metros quadrados e capacidade para abrigar uma família de no máximo seis pessoas. Além disso, pode se elevar a mais de dois metros do nível do solo em caso de inundação, pois funciona com uma plataforma de flutuação construída com garrafas plásticas recicladas.

Veja mais
aqui

Comentários