Urbanisamo: Desordem pode levar Brasília a perder título de Patrimônio Mundial

Em 1987, o governo do Distrito Federal determinou, por decreto, a preservação do conjunto urbanístico de Brasília. No mesmo ano, a Unesco inscreveu a cidade na Lista do Patrimônio Mundial. Em 1990, Brasília também foi tombada por lei federal. Apesar de tantas proteções à obra de Lúcio Costa, muita coisa mudou ao longo dos últimos anos. Hoje, o título concedido pela Unesco está ameaçado.
- Se não forem tomadas medidas a curto e médio prazo, o título da Unesco estará ameaçado. Estamos vivendo na corda bamba - disse o superintendente do Iphan em Brasília, Alfredo Gastal.
Em 2001, uma equipe da Unesco visitou Brasília e fez 20 recomendações para preservação do patrimônio. Segundo a arquiteta e urbanista Vera Ramos, do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, 19 permanecem desrespeitadas. Todo ano, a agência das Nações Unidas reforça as notificações. No documento deste ano, a Unesco apontou preocupações.

Fonte: O Globo

InvestImob Brasil

Plataforma Digital especializada em imóveis, negócios, tecnologia, urbanidades. Informação de qualidade para fazer a diferença no mundo dos negócios.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato