Urbanidades: Alemanha constrói cidade planejada na Idade Média

Historicamente, Messkirch nunca possuiu um grande mosteiro, embora a cidade tenha desempenhado um papel importante durante o período de cristianização no século 8°. O projeto de construção da cidade medieval não veio de Messkirch, mas originalmente de St. Gallen na Suíça. Por mais de mil anos, o projeto de construção ficou guardado como relíquia na biblioteca do mosteiro.
No século 6°, monges da ilha de Reichenau, no lago de Constança, idealizaram a planta de uma cidade espiritual construída ao redor de uma grande abadia. "Esse foi o plano diretor para muitos dos mosteiros na Europa.

Nosso foco está na construção, mais do que na cidade em si", declarou Bert Geurten, presidente da Associação Cidade Monástica Carolíngia. "Em primeiro lugar queremos mostrar que a Alta Idade Média dispunha de excelentes artesões e construtores. No momento esse é nosso principal objetivo. O edifício concluído é uma segunda etapa."

leia mais

Comentários

milena disse…
Um projeto que foi esquecido na idade media e esta sendo valorizado e aproveitado agora, destacando o que naquela idade tinha de melhor, como eram os artesoes e construtores... Adorei a ideia.