Belém: Novo IPTU pode triplicar valores pagos


Segue em andamento a aprovação da mudança da planta de valores do município de Belém. Tudo sem muito debate público, já que a medida é polêmica, apesar de legal. A exemplo do que já fizeram outras capitais, o negócio é trazer para valores de mercado, as avaliações que vem servindo de base para a cobrança do imposto.

Como existe uma distorção muito grande entre os valores pós-boom e o que aparece como valor venal do imóvel no carnê do IPTU, não se assuste se o valor an ual vier até 300% mais caro em 2012, do que em 2011.

O reajuste deveria ter sido aplicado este ano, mas por uma questão legal foi prorrogadao. O que resta saber é se em ano de eleição, aumentar imposto não gera mais problemas do que soluções para os administradores.

Em Natal, no RN, foi feita uma pesquisa para balizar este aumento. A pergunta era:  "Você estaria disposto a pagar um IPTU mais alto em troca de melhorias em seu bairro?". de cada 10 que responderam, quase 9 disseram que não. Querem ( e já pagam ) melhorias, sem esse álibe de que elas só virão se houver ainda mais imposto a pagar.

Acompanhe
aqui este debate.   

InvestImob Brasil

Plataforma Digital especializada em imóveis, negócios, tecnologia, urbanidades. Informação de qualidade para fazer a diferença no mundo dos negócios.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato