Professor da Usp alerta para bolha imobiliária.


De acordo com o professor doutor João da Rocha Lima Junior, um dos fatores que cria bolha de mercado é o crédito irresponsável, o que não é verificado no Brasil, onde o crédito é concedido de forma responsável, sobretudo para compra de imóvel residencial.
"Os juros são aplicados em regime constante, não ocorrendo exemplos como os do falido sistema do mercado norte-americano, quando se iniciava um financiamento com juros abaixo da taxa referencial de mercado nas prestações, levando a diferença para o saldo devedor, para compensar o futuro", compara.

Outro fator que gera bolha de mercado é a forte presença de capital especulativo, para o qual Lima explica: "No setor de real estate no Brasil não foram muitos os períodos, nestas últimas duas décadas de moeda confiável, nos quais se tenha identificado forte presença de recursos especulativos".

Por fim, o investidor desinformado é o terceiro fator capaz de gerar bolha e, aí sim, há em grande proporção nesta conjuntura do mercado brasileiro.
"Vejo a presença de investidores tão desinformados, que se aventuram até à especulação",

leia mais

InvestImob Brasil

Plataforma Digital especializada em imóveis, negócios, tecnologia, urbanidades. Informação de qualidade para fazer a diferença no mundo dos negócios.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato