Vendas ruins, propaganda genial

Comentários

Osvaldo Alencar disse…
Salomão, Desculpe se estou repetindo o post. Deu problema no meu micro há pouco. Vai de novo.
**************************

Realmente sensacional a idéia no aspecto "chamativo".
Mas, como sempre, a propaganda de hoje em dia, é um engodo.

Veja-se, por exemplo, um encarte que recebi sobre um novo prédio de apartamentos aqui na nossa terrinha.
Diz o texto "ipsi literis":
"A localização do ...(nome do Edifício)... aproveita as inúmeras vantagens do Bairro Batista Campos com todas as facilidades para você e sua família. São diversas opções de serviços e diversão que passam a fazer parte de sua vizinhança. Sua volta para casa vai ficar muito mais rápida e proveitosa."

O mapa apresentado mostra bem onde ficará o prédio:
Rua dos Tamoios esquina da Trav. Honório José dos Santos.
Quem conhece essa área sabe muito bem que a localização, embora não seja ruim, fica no "coração do Jurunas".
Não se afirma que o prédio ficará em Batista Campos, mas... isso é indução mentirosa, muito comum em peças publicitárias que visam ao convencimento do interessado usando um chamariz, atrativo, astúcia sedutora...

Ora, vizinhança por vizinhança, é como se anunciássemos:

- Vendo uma casa de três andares na Ladeira dos Tabajaras, 250, com vista espetacular e todos benefícios do Bairro de Copacabana.
Fecha o pano.
Anônimo disse…
O comentarista das 11:21AM que me perdoe, mas não vi a "indução mentirosa" no exemplo que ele chamou em sua defesa. Não há nenhuma mentira em omitir o fato do prédio estar localizado no Jurunas, já que o mapa ao qual ele se refere mostra EXATAMENTE onde o prédio fica. Ao fazer essa defesa não estou dizendo que toda propaganda diz a verdade, mas que essa, especificamente, ao omitir a INSCRIÇÃO "Jurunas" mas colocar o mapa com a localização, deixa claro que o prédio não fica em Batista Campos, mas próximo de Batista Campos. O exemplo carioca é, da mesma forma, falacioso, porque tentar reforçar um argumento frágil. Aliás, morar em Copacabana é o fim da picada. Aquele bairro fede a coco de cachorro e a catinga de rato. Não vejo diferença entre a Ladeira dos Tabajaras e a Av. Nossa Senhora de Copacabana. A não ser que você não tenha problema algum com higiene, talvez a Ladeira seja até melhor.