Reduto: a memória de um “bairro operário”

Modernos edifícios, localização privilegiada e uma das regiões mais valorizadas da cidade. Assim, é caracterizado, atualmente, o bairro do Reduto, em Belém, onde está situada a avenida Visconde de Souza Franco, com seus atrativos imobiliários, comerciais e de entretenimento, além de uma enorme quantidade de bares.

Contudo, pouco se conhece sobre a história do bairro e sua importância econômica para a cidade no período compreendido entre os séculos XIX e XX.

O Reduto, que já foi habitado, predominantemente, por pessoas de baixo poder aquisitivo, exerceu importante papel no desenvolvimento comercial de Belém.

A proximidade do bairro com a Baía do Guajará era um aspecto favorável. Comerciantes de várias nacionalidades, principalmente sírio-libanesa, se estabeleceram na região pela facilidade em descarregar suas mercadorias.

No início do século XX, a maior parte das fábricas que se instalaram em Belém estava situada no Reduto. Foram estabelecimentos que, no período de 1920 a 1940, se mantiveram firmes em sua produção. Por essas características, o lugar recebeu identificações como “bairro mercado” e “bairro operário”.

Leia mais

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato