Usado, Novo ou na planta?

Novo, usado ou na planta. Pra chegar na melhor situação, vamos analisar por partes.


Primeiro, o imóvel na planta. A vantagem pelo menos na teoria está no preço, que precisa ser mais barato, porque na prática você está financiando a obra e pode ser pago com entrada, parcelas e um financiamento depois de entregue. Mas as vantagens precisam ser pesadas com as desvantagens. O imóvel em construção pode levar até 4 anos para ficar pronto, isso sem contar os atrasos na entrega que são cada vez mais comuns. Enquanto o imóvel não é entregue você segue pagando aluguel e quando ficar pronto, ele ainda vai exigir um bom investimento com armários e mobília, mesmo que parte dela você leve do antigo imóvel.


Depois o imóvel novo. Nada como um lugar pra chamar de seu e de prefere que você tenha sido o primeiro ocupante. Nesse caso, o preço já não é o de lançamento, a negociação com a construtora não será fácil, uma vez que essa hora é que todos correm atrás do apartamento novo, e quem vende, se dá ao luxo de manter o preço sem descontos, esperando que esteja disposto a pagar. Além dessa dificuldade de negociar o preço, o imóvel novo também precisa de acabamentos. Até os lustres precisarão ser comprados, sem contar os armários, etc.


Por último, o velho e bom usado. Ai falamos em imóveis até 5, 7 anos de idade. Alguém já morou nele e por isso já esta com armários, quem vende é um particular e por isso deve ser mais maleável na negociação do preço e das condições. Um preço, diga-se de passagem que deve ser menor que o novo, e por último já está pronto, você pode se mudar economizando preciosos reais do seu aluguel. Ou seja ao meu ver, vale mais a pena um imóvel usado, sem que seja muito antigo e pronto, num preço mais acessível, que as demais opções.


E se você não tem todo o dinheiro, financie. O valor dos juros é um pouco maior que a correção do apartamento em construção, mas a economia com os armários que já existem ou com o aluguel que se deixa de pagar compensa de longe. E isso vale inclusive para quem compra pra investir. Você já parou pra pensar que se comprar com um sinal e pagar financiado, as prestações podem sair do aluguel, uma vez que o imóvel pronto já está pronto pra dar lucro. Ou seja nesse modelo, você corre o risco de ter um imóvel, pagando apenas o sinal, de 20%, deixando que o inquilino se encarregue do resto.

InvestImob Brasil

Plataforma Digital especializada em imóveis, negócios, tecnologia, urbanidades. Informação de qualidade para fazer a diferença no mundo dos negócios.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato