Porto Alegre com seus 1,3 milhão de habitantes, dentro de uma região metropolitana, que tem 3,5 milhões possue 600 mil carros.
A região central é a mais afetada pelos problema do trânsito, que lá, nem o metrô se superfície conseguiu equacionar.
A saida está sendo criar portais,onde os ônibus dos bairros e da região metropolitana só chegam. De lá, os passageiros são levados por outros ônibus, em número muito menor, até o centro.
Para isso é necessário estações que pemitam que o passaageiro troque de veículo sem pagar novamente a pssagem.
É bom para o empresário que vai gastar menos nos engarrafamentos, para a cidade que terá menos poluição e para o cidadão que terá menos engarrafamento.
A região central é a mais afetada pelos problema do trânsito, que lá, nem o metrô se superfície conseguiu equacionar.
A saida está sendo criar portais,onde os ônibus dos bairros e da região metropolitana só chegam. De lá, os passageiros são levados por outros ônibus, em número muito menor, até o centro.
Para isso é necessário estações que pemitam que o passaageiro troque de veículo sem pagar novamente a pssagem.
É bom para o empresário que vai gastar menos nos engarrafamentos, para a cidade que terá menos poluição e para o cidadão que terá menos engarrafamento.
Em Belém num passado remoto, algumas empresas até tentaram o modelo, mas faltou uma política pública nesse sentido.
A solução é simples e de baixo custo. Até o projeto está sendo bancado pela ONU. Talvez por isso demore tanto a sair por aqui.